Instituto Bruno com mais apoio do Rotary Juiz de Fora Norte

1 dez

 Rotary Club Juiz de Fora Norte entrega computador

portátil ao Instituto Bruno

Imagem

      O equipamento, um notebook, foi adquirido com recursos da Fundação Rotária. Segundo o presidente Alicério Campos, atendeu-se a um pedido da Entidade, “para agilizar o trabalho junto às fontes doadoras de recursos”. A entrega foi feita na reunião do dia 19 de novembro, para Maria do Carmo Viana, coordenadora da entidade, e dois assistidos, com surdo-cegueira: os irmãos Elciane e Élcio Calixto.

         Maria do Carmo falou da importância do gesto do Rotary Juiz de Fora Norte para o Instituto Bruno e convidou Elciane Calixto, portadora da síndrome de Usher (que causa a perda gradativa da visão e audição) para falar à reunião. Euciane teve a ajuda de uma interprete e disse que “aprendeu no Instituto Bruno a se comunicar via LIBRAS tátil”, e acompanha Maria do Carmo em palestras e eventos.

        No Instituto Bruno os surdo-cegos aprendem a se comunicar de forma tátil, ao contrário do aprendizado visual por repetição das pessoas que não possuem a deficiência. São apresentados a eles os objetos, com sua descrição física e funcional, para que possam aprender e identificar as formas de uso. Após, eles aprendem, via alfabeto manual, o nome de cada objeto.

Nova Sede

Imagem 

         Um dos projetos do Rotary Norte é o apoio à construção da nova sede do Instituto Bruno. Uma comissão de sócios, composta por Assir Gouveia, João Lisboa, Manoel Teixeira Lopes e  Luiz Carlos Heidenheich concluiu a parte de projetos, com a colaboração do arquiteto  Dênis Magalhães e foi protocolado na prefeitura para os trâmites da construção.

         Outra etapa é a viabilização de recursos que se tenta através do Secretário de Saúde Municipal, Antônio Jorge, que abraçou a causa e pretende viabilizar recursos municipais para auxílio da construção da sede.

         Mais recentemente foi realizado um grande evento para a arrecadação de recursos, patrocinado pela Arcelor Mital e articulado por Assir Gouveia, com grande participação de artistas plásticos, rotarianos e entusiastas da causa na cidade. Foram sorteados 67 quadros de artistas locais e o evento arrecadou R$ 14.000, 00 reais.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s