O malabarismo da alimentação saudável

17 set

É comum surgirem dúvidas sobre peso e alimentos ideais, principalmente no momento em que academias e a valorização do corpo estão em alta. As pessoas nunca se preocuparam tanto com a saúde e o bem-estar do que nos últimos anos. Essas práticas são associadas à beleza, mas também à expectativa de vida, pois o cuidado com possíveis doenças é redobrado. Ainda mais porque elas se manifestam de acordo com estilo de vida de cada um.

Pensando nessa demanda, que é cada vez maior, o Clube Juiz de Fora Norte levou aos membros a palestra sobre “Educação Alimentar” com a nutricionista Simone Peron Gomes. A tentativa de estímulo e orientação foi muito elogiada, pois a profissional falou sobre mitos e verdades das dietas malucas que vemos por aí.

Nutricionista Simone Peron Gomes apresenta soluções prática sobre uma boa dieta alimentar.

Nutricionista Simone Peron Gomes apresenta soluções práticas sobre uma boa dieta alimentar.

Os pontos mais destacados por Simone foram: obesidade, sedentarismo e reeducação alimentar. Falou também sobre o excesso de carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas em grande parte das dietas. Ressaltou como é importante que frutas e legumes façam parte de nossa rotina, por serem alimentos com muita água e fibras, fundamentais para o equilíbrio do corpo e do intestino. Não foi por acaso que a nutricionista mencionou tal influência positiva, ela aproveitou o momento para alertar os rotarianos da crescente incidência de câncer no intestino. Segundo Simone, já está comprovado que a doença se origina na má alimentação, principalmente pelo consumo excessivo de embutidos.

Refletindo a curiosidade geral quando falamos de “alimentação ideal”, os membros do Clube aproveitaram para tirar dúvidas e conseguir dicas para levarem para suas casas. Afinal, não é fácil mudar os hábitos de toda uma família. Aqui vão algumas dicas para que o processo não seja difícil:

  • Encontre o erro alimentar: para isso é preciso que faça acompanhamento com um profissional, ou seja, com uma nutricionista. Somente esta pessoa poderá ajudar a analisar sua rotina, vendo quais são suas necessidades e hábitos.
  • Adeque sua alimentação: depois de perceber quais são seus erros, comece a substituir os alimentos, incluindo muita fruta no cardápio, água e sucos naturais.
  • Planeje suas refeições: estabeleça horários para comer e, para facilitar, leve o que puder de pequenos lanches de casa. Assim você evita passar por tentações em padarias ou outros lugares por onde passar.
reeducação alimentar

Foto: Agência Getty Images

Com a palestra e dicas o Rotary Clube Juiz de Fora Norte espera despertar em cada um a importância do cuidado com a saúde, preocupando-se principalmente em evitar desperdícios. Como última dica, deixamos a mensagem da Simone: “Devemos comer para não sentir fome e não comer quando sentimos fome”.

 

 

 

 

 

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