Por que as empresas quebram?

26 set

A preocupação com a crises e suas consequências para as empresas é algo muito comum nos dias de hoje. Muitos empresários  têm dificuldade para lidar com os problemas críticos, por isso, “acabam tomando decisões equivocadas em seus negócios”. Com o objetivo de gerar uma reflexão a respeito do tema, o Rotary Club Juiz de Fora Norte recebeu, no dia 20 de setembro, a palestra “Por que as empresas quebram? Como evitar?”.

img_20160920_194956763

Ricardo Perrone, em sua palestra, dá dicas para evitar a falência de empresas

Associado do Rotary e presidente da União Brasileira para Gestão (UBG) e do Instituto Simples Escola de Negócios, Ricardo Perrone apresentou dez passos que podem levar um empresário à falência e deu dicas de como evitar alguns erros (ou aprender com eles). Como primeiro ponto importante de atenção, Perrone destacou que muitos empresários não entendem o conceito de crise e que não necessariamente ela será um acontecimento negativo.

Além disso, expôs que é sempre necessário que os responsáveis estejam atentos ao que acontece em outras empresas, tanto ao analisar dados estatísticos que contribuam para as tomadas de decisões quanto ao se inspirarem na realidade delas. “Temos que aprender, principalmente, com o que deu errado nas empresas dos outros, para não fazermos igual”, comenta o palestrante.

Perrone também destacou a importância da realização de planejamento para o futuro, de saber exatamente onde se deseja chegar e descartar as opções que não são válidas para você e seus negócios. “O mais importante é saber para onde você não quer ir. Tente interpretar, principalmente, o que você não quer para sua vida”, explica ele. A parte de planejar vai além e também se mostra importante para a gestão financeira da empresa, que, sem o devido controle, pode impactar negativamente no futuro e fazê-la chegar à falência.

Os passos finais apresentados pelo palestrante estavam relacionados às relações interpessoais e seu impacto. Desde a escolha dos funcionários até o contato direto com os clientes, o empresário deve estar atento ao modo como ele se relaciona com cada pessoa, que atitudes toma para melhorar o atendimento em sua empresa e se está disposto a ouvir as ideias e críticas que podem surgir ao longo do caminho.

img_20160920_195031178

Ao fim da palestra, Perrone trouxe algumas reflexões sobre a importância da reinvenção e constante inovação das empresas, que precisam “trocar de pele” sempre para promover mudanças que sejam positivas. Com uma visão estratégica e um bom planejamento, os empresários têm a oportunidade de iniciar ou dar continuidade a negócios de sucesso.

Anúncios

Uma resposta to “Por que as empresas quebram?”

  1. Assir Gouvea 26 de setembro de 2016 às 21:16 #

    Muito boa palestra. Parabéns Palestrante e Clube.

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: