A importância da prevenção do câncer de mama

16 out

O mês de outubro chegou e, junto a ele, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama. Para debater o tema, o Rotary Club Juiz de Fora Norte recebeu, na última terça-feira (11), o médico e associado, Milton Prudente, que realizou a palestra “A importância da prevenção do câncer de mama”.  

img_20161011_195301278

Dr. Miltom Prudente realiza palestra no Rotary Club Juiz de Fora Norte

Segundo dados apresentados pelo palestrante, o Outubro Rosa surgiu em 1990 com o objetivo de conscientizar e orientar a população, principalmente as mulheres, sobre o câncer de mama. Atualmente, cerca de 25% das mulheres e 1% dos homens são diagnosticados com a doença. Normalmente, quatro entre cinco ocorrências são com mulheres na faixa entre 50 e 60 anos, mas é indicado que a prevenção comece aos 40 ou antes, principalmente se existir algum caso de câncer de mama na família.

Os fatores que levam à doença são variados e podem estar relacionados a obesidade, hereditariedade (5 a 10% dos casos), questões hormonais e exposição a ambientes de risco, como raio x e tomografia, por exemplo. Portanto, é importante que as mulheres estejam atentas aos possíveis sintomas e observem quaisquer alterações na mama, como textura, vermelhidão, secreções ou presença de nódulos.

A prevenção pode ir além da mamografia e do auto-exame. “É preciso fazer parte do cotidiano das mulheres também, pois é a forma mais tranquila de se observar as modificações no próprio corpo” . Miltom destaca que “se levar em consideração as atividades físicas e a alimentação, você pode diminuir em 10% a incidência de câncer de mama”.

1

Hoje em dia várias empresas, nacionais e internacionais, trabalham ativamente na campanha, como algumas de serviço aéreo que utilizam aviões rosas durante todo o mês. Além disso, são elaborados materiais de difusão do assunto e são realizados eventos para debater, conscientizar e orientar as mulheres sobre os riscos.

A Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (ASCOMCER) promove a cada ano uma corrida para difundir o tema na cidade.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: