DIA MUNDIAL CONTRA A POLIO 24/10

23 out

polio-india

Pessoas em cadeira de rodas ou de aparelhos andadores e muletas vítimas do vírus da Pólio são raríssimas no Brasil. Isso, graças a um trabalho longo e consistente de combate ao vírus da poliomielite, encampado pela Fundação Rotary Internacional, há mais de 30 anos, trazendo lideranças mundiais para esta causa, captando recursos junto aos rotarianos e empresas de todo mundo. Notícia boa é que o vírus está perto de ser eliminado do planeta.

Vinte e quatro de outubro é o dia mundial de combate a Póliomielite. A prática de vacinação do Ministério da Saúde Brasileiro segue o protocolo preventivo, posto que alguns países ainda possuem o vírus, como o Paquistão, Nigéria e o Afeganistão, que são áreas de conflito e com dificuldade de campanhas de vacinação. O último caso notificado no Brasil foi em 1989, na Paraíba.

Evento Mundial

Para manter a campanha em evidência, o Rotary Internacional promove um evento que poderá ser acompanhado ao vivo: http://livestream.com/ rotaryinternational/worldpolioday ,  ou o site www.endpolio.org/pt .  E também pelas mídias sociais, para que as pessoas possam compartilhar e disseminar o tema.

Uma das ações mais difundidas sobre o combate a poliomielite foi a realização do “O Maior Comercial do Mundo” (iniciada em 2012), uma campanha inovadora e interativa do site endpolionow.org/pt. Várias personalidades como o Arcebispo sul-africano Desmond Tutu, o empresário Bill Gates, o ator Jackie Chan e outras pessoas famosas. Também no Brasil, participaram o comediante Renato Aragão, os cantores Michel Teló e Daniel.  A campanha “Falta Só Isto”, foi criada para promover a conscientização e o apoio para a causa. A edição final pode ser vista aqui: https://vimeo.com/90997053 .

desmond

Desde 1985, o Rotary contribuiu cerca de US$ 1,2 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário para proteger mais de dois bilhões de crianças em 122 países. Apesar de a doença existir atualmente em apenas três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão), outras nações continuam correndo o risco de importar o vírus.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa. Causa a paralisia e, às vezes, até a morte. Como não há cura para a doença, o melhor remédio é a prevenção. Por apenas 60 centavos de dólar, uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida. Com um investimento internacional de mais de US$ 9 bilhões e o engajamento de mais de 200 países e 20 milhões de voluntários, a pólio pode ser a primeira doença do século XXI a ser erradicada.

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é liderada pela OMS, Rotary International, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e Unicef, contando com o apoio de governos e doadores do setor privado.

O Rotary é uma organização humanitária com mais de 1,2 milhão de associados em 34.000 Rotary Clubs em cerca de 200 países. Os rotarianos são líderes empresariais e profissionais que compartilham o desejo de fazer do mundo um lugar melhor por meio de serviços humanitários.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: