Juventude em atividade

8 nov

A vontade de trabalhar em projetos sociais para as comunidades que vivem à nossa volta não tem uma idade específica para começar, mas o incentivo pode ser passado de geração a geração. O objetivo do Rotary Club de servir a humanidade surgiu por meio da união de um grupo de adultos que, posteriormente, passaram a ver nos jovens o futuro do trabalho que desenvolviam. “Um grupo de rotarianos (americanos) viu a necessidade de incluir a comunidade jovem em seus projetos”, destacou o Presidente do Interact Club Juiz de Fora – Norte, Fernando Gallo Bevilacqua, na sua visita ao Rotary Juiz de Fora Norte no início de novembro.

Fernando Gallo Bevilacqua, na reunião do Rotary Juiz de Fora Norte .

Fernando Gallo Bevilacqua, na reunião do Rotary Juiz de Fora Norte .

Esse foi o primeiro passo para o começo de dois clubes que realizariam projetos significativos junto ao Rotary. O Interact, fundado em 1962 nos Estados Unidos, reúne em seus clubes jovens de 12 a 18 anos que desejam melhorar a realidade próxima a eles.  Além de apresentar a história do clube e sua estrutura, que é bem próxima da rotariana, Fernando também mostrou as ações realizadas pela atual gestão, que possui cerca de 15 associados.

Além de eventos, como a realização de noites temáticas para venda de alimentos e arrecadação de dinheiro, o Interact nesta gestão teve focos importantes de atuação, como a festa de Dia das Crianças promovida em conjunto com o Rotaract Club, a Ordem DeMolay e Filhas de Jó. O evento aconteceu na Associação Alemã de Juiz de Fora, no bairro Borboleta, e cerca de 200 crianças participaram do projeto, que contou com gincanas e brincadeiras.

Mas juventude rotariana vai muito além. O Rotaract Club, que transforma os jovens adultos, de 18 a 30 anos, em protagonistas de ações sociais, também possui forte presença em nosso país. Em Juiz de Fora, o clube completou recentemente 30 anos e seus 13 associados desenvolvem projetos com o objetivo de envolver também os associados do Rotary e do Interact.

No meio do ano, realizaram uma campanha do agasalho que, além de arrecadar roupas para doação, visava a distribuição direta para moradores em situação de rua e a vivência de uma realidade diferente da que os membros estão acostumados. Além disso, também foram programados, ao longo do ano, eventos para arrecadação de dinheiro e o mais recente será o III Festival de Pastéis, que acontecerá no próximo sábado, 19 de novembro.

whatsapp-image-2016-11-18-at-11-12-00

Comemoração dos 30 anos do Rotaract Club Juiz de Fora

Ambos os clubes têm representações em outras cidades do Brasil e possuem uma participação ativa nas redes sociais para divulgação do trabalho desenvolvido. Para quem tiver interesse em acompanhar as atividades realizadas por esses dois grupos de jovens, basta acessar as páginas do Rotaract Club Juiz de Fora e do Interact Club Juiz de Fora-Norte.

 

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: