Projeto de música ajuda a desenvolver a cultura em Coronel Pacheco

22 nov

As crianças que participam do Conjunto de Cordas Camilo dos Santos realizaram uma apresentação que encantou a cidade de Coronel Pacheco e mostrou o desenvolvimento musical dos alunos da rede municipal. O evento ocorre um ano após a doação dos instrumentos , que recebeu apoio do Rotary Juiz de Fora-Norte e do Grupo Camilo dos Santos para sua formação. O Conjunto beneficia estudantes de 7 a 16 anos, totalmente gratuito e faz parte do Programa de Musicalização Manoel Leão no município de Coronel Pacheco.

O projeto tem o objetivo de atender, principalmente, alunos que recebem assistência pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Os estudantes passam por uma seleção com o intuito de identificar a aptidão para a música. “Quem tem vontade passa por uma entrevista com os professores e eles analisam se essa criança tem uma mínima vocação para musicalização. A partir daí ela começa a estudar”, explica o Secretário de Cultura, Meio Ambiente e Turismo de Coronel Pacheco, Roberto Marangon. No inicio do projeto as crianças entraram por sorteio.

Atualmente, são 30 alunos aprendendo violão e nove participando das aulas de violino. Além desses instrumentos, que deram início ao projeto, 83 estudantes da zona urbana e rural, das Escolas Municipais Professor Eloy de Andrade e Edgard Paiva Aguiar,também aprendem flauta doce.

img-20161127-wa0023

Alunos de violão do Conjunto de Cordas Camilo dos Santos

Mais que um ponto de expansão cultural e aprendizado, o projeto se mostrou importante para a concentração e disciplina dos alunos em sala de aula. Para 2017, o programa continua,o mesmo com a mudança de gestão da prefeitura. “O maestro já conversou com o prefeito eleito e ele disse ter a intenção de dar continuidade ao projeto”, comentou o secretário. Além disso, também existe o plano de expandir para outros instrumentos além do violino, violão e flauta doce.

1ª Mostra Musical

No dia 19 de novembro, foi realizada, com apoio do Rotary Juiz de Fora-Norte, a 1ª Mostra Musical em Coronel Pacheco. As crianças participantes do projeto puderam se apresentar para a cidade na Escola Municipal Renato Eloy de Andrade. Além do Conjunto de Cordas Camilo dos Santos, também houve a participação dos alunos das escolas da rede municipal que fazem aula de flauta doce e dos Corais de São João Nepomuceno, da Receita Federal e do Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora.

img-20161127-wa0025

Alunas de violino do Conjunto de Cordas Camilo dos Santos

Com o evento, o público pôde ter contato com o desenvolvimento do Programa e das crianças participantes. Para o Rotary Club, foi o momento de ter contato com os resultados gerados pelo projeto que apoiou desde o início “Você comprova que, com o investimento na educação, há um resultado rápido. Você podia ouvir crianças que nunca tinham visto flauta na frente trocarem ‘Asa branca’, por exemplo”, comenta a presidente do Rotary Juiz de Fora-Norte, Maria Aparecida Barra, que esteve presente no evento.

A 1ª Mostra Musical conseguiu reunir um grande público de Coronel Pacheco, que passou a ser uma cidade mais próxima da música. Para Maria Aparecida, o projeto teve um desenvolvimento intenso que foi muito além das crianças. “Parece que musicalizou a cidade”, enfatiza ela.

sem-titulo

1ª Mostra Musical de Coronel Pacheco

 

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso?

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: